logo RCN

Missão empresarial à Suíça impulsiona ecossistema de inovação

  • Foto: Divulgação -

Joinville visitou sua Cidade-Irmã suíça de Schaffhausen, durante missão empresarial

Em mais uma ação que visa fomentar o ecossistema de inovação da cidade, o Comitê do Programa das Cidades-Irmãs de Joinville participa da missão empresarial à Suíça, tendo sua cidade-irmã Schaffhausen como um dos destinos. A viagem é iniciativa da Join.Valle que é membro do Comitê do Programa das Cidades-Irmãs.

Em sua chegada à Suíça, os representantes do Comitê do Programa das Cidades-Irmãs estiveram na Embaixada do Brasil, na capital do país, Berna. Na ocasião, foram recebidos pela embaixadora do Brasil na Suíça, Cláudia Buzzi, e por representantes do Ministério das Relações Exteriores.

De acordo com Victor Batista, presidente do Comitê do Programa das Cidades-Irmãs e gerente de Promoção Econômica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, a delegação teve a oportunidade de apresentar Joinville, seus diferenciais e diretrizes do Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico Municipal (PEDEM), bem como os objetivos da missão do ecossistema de inovação.

“Foi uma visita muito interessante. Ainda falamos sobre as iniciativas culturais de Joinville, como o Festival de Dança, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e o Musicarium Academia Filarmônica Brasileira, que também fará apresentações no país, em 2024”, completa o presidente.


Parceria renovada

Outro importante compromisso da missão à Suíça, é a reunião para tratar da assinatura do protocolo que renova a parceria de Cidades-Irmãs entre Joinville e Schaffhausen. O encontro está previsto para ocorrer nesta quarta-feira (13).

“A cada quatro anos, a Prefeitura de Joinville assina um plano de ação que estabelece metas sobre o que será realizado com sua Cidade-Irmã Schaffhausen, durante o próximo período”, informa Victor.

A formalização do novo acordo está prevista para novembro, em uma reunião híbrida que terá participação do prefeito Adriano Silva de forma online, e a presença do secretário de Cultura e Turismo, Guilherme Gassenferth, em Schaffhausen.

Ainda na programação da missão na Suíça, o grupo terá agenda intensa com visitas a mais de 20 empresas e entidades, desde startups até grandes empresas centenárias que possuem os seus departamentos de inovação.

Também estão programadas visitas ao Swiss Transit Lab, laboratório de transporte responsável pela operação do primeiro ônibus totalmente autônomo, que opera sem motorista no transporte público de Schaffhausen; e ao campus da EPFL (Escola Politécnica Federal de Lausanne), considerada uma das melhores faculdades de engenharia do mundo.

Além de Schaffhausen e Berna, os representantes do Comitê das Cidades-Irmãs terão atividades nas regiões suíças de Neuchatel e Friburgo.

“A nossa cidade-irmã Schaffhausen é a porta de entrada para conhecer outros ecossistemas da Suíça, país que há mais de 10 anos está no ranking dos países mais inovadores do mundo”, completa Victor Batista.

Membros do Comitê

As seis Cidades Irmãs de Joinville são Schaffhausen, na Suíça; Chesapeake, nos Estados Unidos; Joinville-le-Pont, na França; Spišská Nová Ves, na Eslováquia; Langenhagen, na Alemanha; e Zhengzhou, na China.

Os 22 membros nomeados para o Comitê do Programa Cidades Irmãs, são: Consulado Honorário da Alemanha em Joinville, Consulado Honorário da Itália em Joinville; Sociedade Cultural Alemã de Joinville, Instituto Pró-memória Suíça de Joinville, Associação dos Poloneses, Aliança Francesa, Rockfeller Language Center, Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), Bom Jesus Ielusc, Colégio Positivo, Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, Core-e International School, Musicarium Academia Filarmônica Brasileira, Join.Valle, Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), Associação de Joinville e Região de Pequenas, Micro e Médias Empresas (AJORPEME), Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT), Secretaria de Educação (SED), Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, e membros da Sociedade Civil.

Saiba quais foram as primeiras condenações do ataque de 8/1 Anterior

Saiba quais foram as primeiras condenações do ataque de 8/1

Prefeito Adriano Silva apresenta potencial econômico de Joinville em Goiás Próximo

Prefeito Adriano Silva apresenta potencial econômico de Joinville em Goiás

Deixe seu comentário